O Ministério Público de Pernambuco recomendou à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) a não concessão da licença ambiental para a execução do projeto da Escola de Sargentos de Armas do Exército (ESA) até que seja aprovado o Estudo Prévio de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). A recomendação é assinada pela Promotora de Justiça do MPPE Rejane Strieder Centelhas.
- Escola de Sargentos em Pernambuco é comemorada pela bancada federal
- Escola de Sargentos. 'Obra é necessária, mas repete erros ambientais', critica Fórum Socioambiental de Aldeia
Após uma disputa com outros estados do país, o Exército Brasileiro escolheu Pernambuco para sediar a sua nova escola, que será instalada no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
O empreendimento ficará localizado na mata do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), pertencente ao Exército, no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia Beberibe, região de Mata Atlântica.
- Escola de Sargentos. Paulo Câmara temeu que Pernambuco fosse garfado
- Escola de Sargentos pode impulsionar obras do Arco Metropolitano
- Escola de sargentos. Gastos com pessoal do Exército vão criar 'nova prefeitura' de R$ 100 milhões na Mata Norte
- Escola de Sargentos. 'Obra é necessária, mas repete erros ambientais', critica Fórum Socioambiental de Aldeia
- Escola de Sargentos. Fórum diz que obra destruirá 150 hectares de Mata Atlântica em Pernambuco
Audiências públicas
A promotora também recomenda a realização de audiências públicas para discutir sobre a instalação da escola com a sociedade e órgãos interessados. A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai realizar uma audiência no âmbito da Comissão de Meio Ambiente, no dia 2 de dezembro, às 14h30.
O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe havia pedido pela realização da audiência pelo colegiado em setembro deste ano.
Segundo determina a recomendação, a CPRH deve emitir uma resposta por escrito em até 15 dias para a 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço da Mata. Será encaminhada uma cópia da recomendação para o Comando da 7ª Região Militar do Exército; à Agência CONDEPE/FIDEM; ao Conselho Gestor da APA Aldeia Beberibe; e ao Fórum Socioambiental de Aldeia.
O Fórum Socioambiental de Aldeia já alertou para os riscos ambientais da construção da escola naquele local e aponta outras alternativas para preservar a área de Mata Atlântica, como instalar o empreendimento nas áreas do entorno da mata do CIMNC.
Escola
A Escola de Sargentos é uma unidade educacional de ensino superior voltada para a formação de sargentos combatentes de carreira nas áreas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.
A Escola vai ser construída em uma área de 75 km² no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, entre os municípios de Abreu e Lima, Paudalho, Tracunhaém, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Igarassu, na RMR.
São cerca de 1.200 alunos que fazem o curso de formação por ano. Somado ao corpo docente e a atuação de cerca de 5.800 militares, e ainda as famílias dos estudantes, o governo estima a atração de ao menos 10 mil pessoas em torno da escola. A presença dessas pessoas vai implicar no aumento da demanda por infraestrutura, abastecimento de água, esgotamento sanitário, energia elétrica, etc.
Leia a íntegra da recomendação
"PROMOTORIAS DE JUSTIÇA
Recife, 11 de novembro de 2021
MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO
2ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA CÍVEL DE SÃO LOURENÇO DA MATA
Procedimento nº 02199.000.357/2021 — Procedimento Preparatório
RECOMENDAÇÃO Nº 02199.000.357/2021-001
(...)
RESOLVE, nos autos do Procedimento Preparatório nº 02199.000.357/2021:
RECOMENDAR à Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH que, no processo de licenciamento ambiental referente ao empreendimento "Escola de Sargentos de Armas do Exército (ESA)", localizada na mata
do CIMNC, no interior da APA Aldeia Beberibe:
1. se abstenha de conceder qualquer licença ambiental até apresentação e eventual aprovação do EIA/RIMA, exigido nos termos da Lei nº 11.428, de 22/12/2006.
2. realize audiências públicas para ouvida da sociedade e órgãos interessados, nos termos da IN nº. 001 /2008 da CPRH (c/c IN nº 006/2021);
Solicita-se seja dada divulgação imediata e adequada à presente recomendação e adotadas as providências necessárias a prevenir eventuais violações da lei, com resposta por escrito no prazo de até 15 (quinze) dias à 2ª Promotoria de Justiça de São Lourenço da Mata, através do email: 2pjslm@mppe.mp.br.
Encaminhe-se cópia da presente Recomendação ao Comando da 7ª Região Militar do Exército; à Agência CONDEPE/FIDEM; ao Conselho Gestor da APA Aldeia Beberibe; ao Fórum Socioambiental de Aldeia,
para ciência.
Publique-se no Diário Oficial do Estado.
São Lourenço da Mata,
11 de novembro de 2021.
Rejane Strieder Centelhas
Promotora de Justiça".