Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
DECRETO

Saiba o que está autorizado a funcionar em Pernambuco em final de semana com restrições mais fortes por causa da covid-19

Nos finais de semana, até 17 de março, apenas serviços essenciais podem funcionar no Estado

Cadastrado por

JC

Publicado em 05/03/2021 às 16:50 | Atualizado em 07/03/2021 às 4:15
Praia de Boa Viagem neste sábado (6) - SEVERINO SOARES/JC IMAGEM

Atualizada em 06/03/2020

Não se trata de um lockdown, mas o governo de Pernambuco reforça o pedido: fiquem em casa e só saiam se necessário. Neste sábado (6) e domingo (7), as restrições mais duras para todas as atividades consideradas não essenciais valem em qualquer horário, ou seja, estabelecimentos como bares, restaurantes e shoppings não podem estar abertos ao público. Apenas delivery ou no formato drive-thru. As medidas incluem parques e praças fechados e praia sem comércio ou aglomeração. Apenas atividades esportivas individuais estão autorizadas na faixa da areia.

>> Sábado de restrições mais rígidas tem movimentação em Porto de Galinhas e Centro do Recife vazio

No Recife, neste sábado (6), o Centro ficou vazio. Enquanto isso, em Porto de Galinhas, Ipojuca, no Grande Recife, mesmo com a proibição, algumas pessoas insistiram em tomar banho de mar. Caruaru, no Agreste do Estado, registrou aglomeração na Feira do Troca.

>> Paulo Câmara diz que ''sem restrições'', Pernambuco corria o risco de acelerar um colapso

>> Funcionamento dos parques e praias de Pernambuco está restrito

>> Confira as regras de funcionamento válidas para templos religiosos de Pernambuco

Para garantir o cumprimento do decreto estadual, mais de 1,6 mil profissionais das forças de segurança (polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros) foram escalados para as fiscalizações, que vão contar também com Procon-PE e servidores municipais. Quem for flagrado descumprindo as regras poderá ser multado, ter o estabelecimento interditado e ainda responder criminalmente.

Igrejas e templos religiosos também não podem estar abertos neste fim de semana. Por causa da decisão estadual, a Arquidiocese de Olinda e do Recife informou que as celebrações serão transmitidas pela internet. Não haverá presença de fiéis, com exceção daqueles responsáveis pela celebração.

Os postos de combustíveis podem funcionar normalmente, em qualquer horário. Mas vale reforçar: as lojas de conveniência estão proibidas. E os responsáveis serão autuados pelo Procon se não cumprirem a regra.

O artigo 268 do Código Penal Brasileiro prevê que as pessoas que não obedecerem às normas estabelecidas no decreto estadual estarão sujeitas a detenção de um mês a um ano, além de multa arbitrada pela Justiça.

Ocupação de leitos de UTI

Os leitos destinados a pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Pernambuco atingiram, respectivamente, uma ocupação de 94% na rede estadual e de 88% na rede privada, segundo o boletim divulgado na noite deste sábado (6) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Além disso, foram registrados 1.664 novos casos da covid-19 e confirmados 34 novos óbitos (17 masculinos e 17 femininos), que ocorreram entre os dias 20 de maio do ano passado e a última sexta-feira (5).

Atividades essenciais 

O Governo de Pernambuco estabeleceu quais são os serviços essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Supermercados, farmácias, postos de gasolina, imprensa, restaurantes, são algumas das atividades autorizadas.

Veja a lista completa com todos os serviços autorizados 

>> Com novas restrições, igrejas e demais templos religiosos de Pernambuco não poderão abrir nos finais de semana

>> Praias de Pernambuco estarão fechadas nos finais de semana; exceção é para prática de atividades esportivas individuais

>> Shoppings, bares e restaurantes de Pernambuco anunciam reforço nos protocolos anticovid, mas cobram ação do governo

Leia a íntegra do decreto

Jornal do Commercio
 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS