O Maio Amarelo, que em 2022 tem como tema “Juntos salvamos vidas”, deveria ser todo mês, essa é a verdade. Isso porque o trânsito brasileiro é uma máquina de matar. E o País não consegue mudar essa lógica.
Avançamos, mas ainda muito pouco. Temos muito discurso e ações que são mais “espuma” do que efetividade. Mas temos melhorado - não há como negar.
Nos anos de 2012 e 2014 - auge do boom rodoviário com a redução do IPI dos veículos concedido pelo governo federal - chegamos a quase 45 mil mortos no trânsito.
O susto foi grande, a primeira Década da Segurança Viária (2011 a 2020) foi lançada e houve uma mobilização nacional para reduzir as mortes e mutilações provocadas pelos sinistros de trânsito (não é mais acidente que se diz. O termo agora é sinistro de trânsito).
Mas ficamos longe da redução de 50% no número de mortes no trânsito. Houve diminuição, mas de apenas 30%.
De 2015 até 2018 conseguimos reduzir. Mas em 2019 e 2020 os números voltaram a subir. Segundo dados do DataSus do Ministério da Saúde, foram 31.945 em 2019 e 32.716 em 2020 - os óbitos de 2021 só devem ser parcialmente divulgados entre setembro e outubro de 2022.
Por isso, o Maio Amarelo deveria ser todo mês. Para quem não sabe, o movimento nasceu no Brasil em 2014 - exatamente quando os índices de sinistralidade e fatalidade no trânsito estouraram.
Surgiu com a proposta de estimular uma ação coordenada entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir a segurança viária e reduzir os sinistros e mortes no trânsito.
Quem deu o start no movimento no Brasil foi o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que tenta, há oito anos, trazer o poder público, instituições e empresas privadas e a sociedade civil organizada para, efetivamente, discutir o problema da violência do trânsito e se engajar em ações que propaguem consciência e boas práticas.
NÚMEROS QUE ASSUSTAM
Os números do trânsito brasileiro assustam. Já assustavam e seguem assustando. Não foi à toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, entre 2021 e 2030.
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E, pela segunda vez consecutiva, com a ambiciosa meta de prevenir ao menos 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030.
Essas décadas têm como embasamento estudos da OMS que mostram a tragédia prevenível que são as mortes de pedestres, ciclistas, passageiros, motociclistas e motoristas.
Um de 2009, que fundamentou a Primeira Década de Segurança Viária, contabilizou 1,3 milhão de mortes por sinistros de trânsito em 178 países. E 50 milhões de pessoas que sobreviveram com sequelas.
Na época, seria o equivalente a três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo.
ILUSTRAÇÕES DE THIAGO LUCAS PARA REFLETIR
Os sinistros de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos.
Representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
No Brasil, um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), numa parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) da ONU e divulgado em 2020, apontou que os sinistros de trânsito custam R$ 132 bilhões por ano à economia e à saúde brasileiras.
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Mostrou, também, que o Brasil perdeu quase 500 mil vidas em onze anos - de 2007 a 2011. São, em média, 45 mil mortes por ano. E, como se não bastasse, ainda gastou, no mesmo período, R$ 1,5 trilhão com essas colisões e atropelamentos.
Em Pernambuco, onde os motociclistas promovem um estrago maior do que em todo o Nordeste, o custo anual com as vítimas é de R$ 6,1 bilhões.
Ainda de acordo com o estudo da OMS de 2009, se nada fosse feito, a estimativa era de que 1,9 milhão de pessoas morressem no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.
IMAGENS PARA CHOCAR E PROVOCAR REFLEXÃO
E, nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviveriam aos sinistros a cada ano com traumatismos e ferimentos.
Ou seja, um trânsito que mata muito, mutila demais e ainda custa muito caro. Por isso o Maio Amarelo deveria ser todo mês.