oposição

IMPEACHMENT BARROSO: oposição apresenta pedido de IMPEACHMENT de BARROSO amanhã (19); veja situação

Oposição pedirá impeachment do ministro Luís Roberto Barroso nesta quarta (19) após falas na UNE, entenda situação

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 18/07/2023 às 11:27
Notícia
X

Após a polêmica envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso no congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), políticos da oposição anunciaram que irão enviar o pedido de impeachment de Barroso nesta quarta-feira (19). 

Pedido de IMPEACHMENT de BARROSO será apresentado nesta QUARTA (19)

O plano da oposição ao governo é apresentar o pedido de impeachment do ministro do STF uma semana após o Luís Roberto Barroso ter dito a seguinte fala no congresso da UNE "nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre todas as pessoas". 

A declaração de Barroso foi utilizada como base para declarar que o ministro do STF exerceu atividade político-partidária, que é crime previsto na lei 1.079 de 1950, ao utilizar a frase "derrotamos o bolsonarismo".

As interpretações sobre a fala foram de visões mais extremas, que ligavam uma ação direta do STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto outros só analisavam a declaração como um posicionamento claro de Barroso contra a visão política do bolsonarismo. 

Ao se defender das alegações, Barroso declarou que sua fala sobre derrota do bolsonarismo tinha vínculo com o "voto popular e não à atuação de qualquer instituição". O ministro também afirmou que não tinha interesse em "ofender os 58 milhões de eleitores do ex-presidente, nem criticar uma visão de mundo conservadora e democrática, que é legítima". 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) pediu uma retratação de Barroso, mas deixou claro que um impeachment não teria muitas chances de ser aprovado na Casa, definindo que a ação é muito extrema para situação. 

Oposição pede impeachment de Barroso

Tags

Autor