salários atrasados

PISO DA ENFERMAGEM: Paulo Câmara recebe notificação extrajudicial para pagamento. Entenda

Novo piso da enfermagem decorre de lei publicada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL)

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 12/08/2022 às 10:57 | Atualizado em 12/08/2022 às 18:33
Notícia
X

O Blog de Jamildo já tinha revelado, nesta quinta-feira (11), que o diretor do Hospital Brites de Albuquerque, da rede estadual, já mandou ofício ao Governo do Estado, cobrando mais dinheiro para pagar de imediato o piso da enfermagem.

Agora é o Hospital Santa Efigênia, de Caruaru, que notifica extrajudicialmente o Governo do Estado, cobrando já o aumento do repasse de recursos, pela obrigação trabalhista do hospital em pagar, de imediato, o novo piso da enfermagem.

Blog Imagem
Advogado assina pedido de notificação contra Estado pelo piso da enfermagem - Blog Imagem

O Hospital presta serviços através do Instituto de Recursos Humanos (IRH), pelo SASSEPE.

Segundo o Hospital, o aumento da remuneração dos profissionais chegará a 174% para os técnicos de enfermagem.

"A publicação da Lei 14.434, em 04 de agosto de 2022, que preconiza a elevação do piso salarial dos profissionais de enfermagem na nossa região e área de abrangência, resulta na atualização financeira no equivalente a: (a) 149% para os enfermeiros e (b) 174% para os técnicos de enfermagem, que impossibilita manutenção dos atendimentos aos pacientes desta operadora com a tabela dos valores atualmente aplicadas", explica o Hospital.

Segundo o Hospital, as mudanças advindas com a "Lei 14.434/2022, fogem do controle da administração e resultará em um colapso no serviço hoje ofertado nesta unidade, fato que compromete sobremaneira a qualidade assistencial".

O Hospital vem pedindo a abertura de negociação com o Governo do Estado, mas, ainda segundo o hospital, a gestão de Paulo Câmara se recusa sequer a responder.

"Em 16 de maio de 2022 houve a comunicação do interesse em restabelecer o equilíbrio econômico financeiro do contrato administrativo, ainda quando a lei estava no plano de aprovação e até a presente data não houve o retorno para início das tratativas", se queixa o Hospital.

O Hospital, sem respostas, apresentou agora a "notificação extrajudicial" contra o Governo do Estado.

GOVERNO DE PERNAMBUCO TENTA MINIMIZAR PROBLEMA

Após o Blog revelar a polêmica, na terça-feira (9), o Governo do Estado chegou a enviar nota oficial, dizendo que teria até 31 de dezembro para começar a pagar o piso da enfermagem.

Porém, não é bem assim, segundo os especialistas.

O Governo do Estado só poderá adiar o pagamento do piso da enfermagem de parte da categoria (efetivos, temporários e celetistas).

Todos os demais profissionais que trabalham para a rede estadual, através de cooperativas, organizações sociais e outros arranjos, já têm direito imediato ao novo piso, segundo uma interpretação jurídica.

O Blog revelou, nesta quinta-feira (11), que o diretor do Hospital Brites de Albuquerque, da rede própria estadual, já mandou ofício ao Governo do Estado, cobrando mais dinheiro para pagar de imediato o piso da enfermagem.

O Brites de Albuquerque pediu o aumento do repasse em quase R$ 1 milhão mensais, pois os enfermeiros da unidade trabalham via organização social e, segundo uma das interpretações jurídicas, teriam direito imediato ao novo piso.

Reunião entre a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), ocorrida nesta segunda-feira (8), tratou de medidas jurídicas para adiar a implantação do piso da enfermagem para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente para a rede estadual de saúde.


Outro lado aberto para hospital se pronunciar

Como faz em todos os momentos, o blog de Jamildo abre espaço para o contraditório. Caso haja interesse de alguma informação adicional, por parte do IRH, hospital de Caruaru ou governo do Estado.

Tags

Autor