ELEIÇÕES 2024

Saiba como tirar a segunda via do título de eleitor de graça e sem sair de casa para votar nas Eleições 2024

Em situações de perda ou extravio, o cidadão pode solicitar a segunda via do título de eleitor

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 18/01/2024 às 11:18
Notícia
X

Estamos em ano de eleição para prefeito e vereador, e se você não sabe onde está o seu título de eleitor, não se preocupe. Em situações de perda ou extravio, o cidadão pode solicitar a segunda via do documento.

Além disso, é possível reemitir o documento de forma simples sem a necessidade de sair de casa. Continue lendo esta matéria para ver o passo a passo de como tirar a segunda via do título de eleitor de graça e online.

É importante frisar que, apesar do processo online, ainda é possível emitir a segunda via do título de eleitor presencialmente em cartórios eleitorais.

PASSO A PASSO PARA TIRAR 2ª VIA DO TÍTULO DO ELEITOR

Para tirar o título de eleitor, os interessados devem seguir o passo a passo a seguir:

  • Ao acessar a página principal do TSE, clique no canto superior direito, ir até a aba "Serviços Eleitorais";
  • Em seguida, procure a aba “Autoatendimento do Eleitor";
  • Depois, clique em "Título Eleitoral";
  • Selecione a opção "Imprimrir título eleitoral".
  • Posteriorente, basta preencher os campos com os dados solicitados.

Nesta última etapa, o eleitor deverá preencher as seguintes informações: número do título; CPF ou nome; data de nascimento; nome da mãe e nome do pai, se constar.

 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Agora é só clicar em “entrar” (canto inferior direito da tela) e pronto: a segunda via do título já pode ser impressa. Caso prefira, é possível baixar o arquivo, disponibilizado em formato PDF, no seu computador.

É importante lembrar que cada título de eleitor possui um QR Code, o que dá ao documento caráter oficial.

E-TÍTULO

Uma outra opção é baixar o e-Título, o aplicativo da Justiça Eleitoral disponível para?smartphone?ou?tablet?nas plataformas iOS ou Android.

Para ter acesso à segunda via do título de eleitor em versão digital basta clicar em “Mais Opções” na barra inferior, à direita, e, em seguida, acessar “Imprimir Título Eleitoral”.

Assim como a versão disponibilizada no site do TSE, o título de eleitor impresso pelo app do e-Título possui QR Code de validação do documento.

Tags

Autor