Blog de Jamildo - Tudo sobre política e economia com informação exclusiva, análise e opinião
Blog de Jamildo

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político

NÚMEROS

Confira as mais recentes pesquisas eleitorais sobre a disputa pela presidência em 2022

Disputa pela eleição de 2022, principalmente entre os candidatos da "terceira via" à presidência da República, é feita palmo a palmo. Veja o que dizem as pesquisas

Augusto Tenório
Augusto Tenório
Publicado em 11/11/2021 às 14:32
Notícia
Reprodução
Mosaico com imagens de pré-candidatos à presidência do Brasil nas eleições de 2022 - FOTO: Reprodução
Leitura:

Diferentes pesquisas de intenção de voto mostram números divergentes, mas capazes de refletir o sentimento de uma parcela da população com relação aos pré-candidatos à presidência da República. Como num mosaico, esses levantamentos ajudam a entender o quadro da disputa para saber quem será eleito presidente do Brasil na eleição de 2022.

Sensus/IstoÉ aponta vitória de Lula já no primeiro turno

Pesquisa Nacional da Sensus, encomendada pela revista IstoÉ, mostra liderança isolada do ex-presidente Lula (PT). De acordo com o levantamento, o petista teria 42,6% dos votos totais, número que representaria 50,8% dos votos válidos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 28 de novembro, com participação de 2 mil eleitores espalhados pelo Brasil. O levantamento mostra um primeiro turno ainda bastante polarizado entre Lula e Bolsonaro. Confira os números:

  • Lula (PT): 42,6%,
  • Jair Bolsonaro (PL): 24,2%
  • Sergio Moro (Podemos): 7,5%
  • Ciro Gomes (PDT): 5,3%
  • João Doria (PSDB): 1,8%
  • Simone Tebet (MDB): 1,2%
  • Mandetta (DEM): 1,0%
  • Rodrigo Pacheco (PSD): 0,3%
  • D`Ávila (Novo): 0,2%
  • Alessandro Vieira (Cidadania): 0,1%
  • Brancos, nulos e não respostas somam 16,2%

Atlas: Lula cresce e Sérgio Moro dobra a diferença para Ciro Gomes

Pesquisa Atlas, encomendada pelo El Pais e divulgada no fim de dezembro, mostra crescimento de Lula (PT) e Sérgio Moro (Podemos) na intenção de voto do eleitorado para as eleições de 2022, com o petista e o ex-juiz ocupando o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente.

Enquanto isso, o levantamento também mostra o encolhimento de Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT). O presidente segue na segunda colocação, mas o pedetista caiu de terceiro para quarto lugar no levantamento.

No "cenário extenso", no qual considera-se número mais abrangente de candidatos, o levantamento mostra salto de 2% na intenção de voto em Lula. Em setembro, ele marcou 40,6%, enquanto em novembro atingiu 42,8%. Sérgio Moro, por sua vez, mais que dobrou a diferença para Ciro Gomes.

  • Lula (PT) - 42,8%
  • Jair Bolsonaro (PL) - 31,5%
  • Sergio Moro (Podemos) - 13,7%
  • Ciro Gomes (PDT) - 6,1%
  • João Doria (PSDB) - 1,7 %
  • Rodrigo Pacheco (PSD) - 0,9%
  • Felipe d'Avila (Novo) - 0,1%
  • Não sabem/Voto branco/Voto Nulo - 3,2%

IPESPE: queda de Bolsonaro, estabilidade de Lula e crescimento tímido de Moro

O levantamento de novembro do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) mostra Lula (PT) liderando de forma estável o ranking de intenção de votos para a presidência da República. Enquanto isso, Jair Bolsonaro (sem partido) apresenta queda e Sérgio Moro (Podemos) desponta como candidato "terceira via", numa disputa ainda apertada.

Na série histórica, já é possível perceber que Lula (PT), líder isolado, parece ter atingido o teto de intenções de voto, marcando 42 pontos percentuais. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresenta queda em relação a outubro, indo de 28% a 25%. Sérgio Moro (Podemos), por sua vez, vai se estabelecendo como principal candidato da "terceira via", ultrapassando Ciro Gomes (PDT).

PoderData mostra Lula e Bolsonaro na liderança isolada e terceira via ainda empatada

Apesar de algumas pesquisas eleitorais já mostrarem Sérgio Moro (Podemos) como principal nome da "terceira via", levantamento do PoderData divulgado nesta semana mostra os candidatos ainda empatados. Enquanto isso, Lula (PT) segue liderando com folga, seguido por Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com o levantamento, num cenário com João Doria como candidato do PSDB, Lula e Jair Bolsonaro aparecem, respectivamente, com 34% e 29%. A "terceira via", então, fica indefinida com Sérgio Moro (Podemos) apresentando 8% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), que tem 7%, e com o governador de São Paulo, candidato preferido de 5% dos entrevistados. Continue lendo sobre a pesquisa. Continue lendo sobre a pesquisa.

Modalmais/Futura: Lula e Bolsonaro estagnados, Ciro mantém queda e Moro avança sobre indecisos

Divulgou-se no dia 24 a edição de novembro da pesquisa da Modalmais em parceria com a Futura Inteligência. O levantamento mostra a intenção de voto dos eleitores para as eleições de 2022, confirmando algumas tendências e oferecendo novo insight.

O levantamento mostra estagnação de Lula (PT), líder isolado, e Jair Bolsonaro (sem partido). O atual presidente, porém, apresenta maior intenção de votos que em outras pesquisas, como da Ponteio Política e Paraná Pesquisas.

Pesquisa mede intenção de votos em eleição sem Lula e Bolsonaro

Lula (PT) vem dando sinais de robustez, liderando as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022. Nos levantamentos, ele é seguido por Jair Bolsonaro (sem partindo), dando pouco espaço para a chamada "terceira via".

A pesquisa da Modalmais/Futura, divulgada nesta quarta (24), mede a força dos demais candidatos em dois cenários sem a participação de Lula e Bolsonaro no Pleito. O levantamento também divulgou os resultados dos cenários com os demais presidenciáveis.

Paraná Pesquisas: Moro é menos competitivo que Bolsonaro contra Lula

O novo levantamento do Paraná Pesquisas foi divulgado à imprensa no 22 de novembro. Os números mostram Sérgio Moro (Podemos) garantindo o terceiro lugar na disputa, mas o ex-ministro de Bolsonaro é menos competitivo que seu ex-chefe num segundo turno contra Lula (PT). Dificuldades para ler os gráfico? Confira aqui a matéria completa sobre a pesquisa, com os detalhes em formato de texto.

Enquanto isso, ex-presidente continua liderando de forma isolada em todos os cenários de disputa. Os números também mostram que o cenário pouco muda quando o candidato do PSDB é João Dória ou Eduardo Leite. Os governadores disputam a candidatura do partido, numa prévia marcada por confusões.

Ponteio Político: Lula lidera e Moro ultrapassa Ciro Gomes

Levantamento divulgado nesta sexta (19) pela Ponteio Política consolida a expectativa de que Sérgio Moro (Podemos) ultrapassa Ciro Gomes (PDT) na corrida pela presidência nas eleições de 2022. Os números confirmam, também, o favoritismo do ex-presidente Lula (PT), que segue isolado na liderança

Exame/Ideia: Lula Amplia vantagem sobre Bolsonaro e lidera todos os cenários no primeiro turno

Pesquisa Exame/Ideia, publicada no dia 12 de novembro de 2021, confirma favoritismo de Lula (PT) na corrida eleitoral. Num eventual segundo turno, o petista teria 48% dos votos contra 31% de Jair Bolsonaro.

O levantamento mostra ampliação da distância de 17 pontos entre o ex-presidente e atual chefe do executivo. Confira aqui todos os números da pesquisa, que ainda mostra a avaliação do Governo Bolsonaro e cinco cenários de primeiro turno.

Histórico das pesquisas de aprovação do Governo Bolsonaro

Cortesia
Histórico da avaliação do Governo Bolsonaro - Cortesia

Apesar de não avaliar somente o presidente, mas seu governo, pesquisas de opinião sobre o Governo Federal dizem muito sobre como o público percebe Jair Bolsonaro.

O presidente, que disputará a reeleição no próximo ano, finalmente começa a enxergar uma pequena queda na avaliação negativa do seu governo, enquanto cresce o número de pessoas que avaliam a gestão como regular.

Genial/Quaest: Lula lidera e Sérgio Moro ultrapassa Ciro Gomes

Edição mais recente: novembro de 2021

 

Paraná Pesquisas: maioria dos entrevistados não quer Sergio Moro candidato a presidente

O Paraná Pesquisas enviou ao blog de Jamildo, no início de novembro, levantamento que realizou com entrevistados selecionados nacionalmente. A empresa questionou as pessoas se o ex-ministro Sérgio Moro deve ser candidato a presidente nas eleições de 2022?

De acordo com o levantamento:

  • 57,7% opinaram que não
  • 35,5% disseram que sim
  • 6,8% não responderam ou não souberam

Pesquisa Ipespe: maioria dos eleitores se define como centro-direita ou direita

Antônio Lavareda destaca, na mais recente pesquisa nacional do Ipespe, que o eleitorado que se autoclassifica como de centro-direita mais direita vem à frente (35%), seguido do eleitorado de centro-esquerda mais esquerda (24%). Depois, aparece os eleitores do Centro, com 9%. Continue lendo sobre a pesquisa.

PoderData: maioria apoia impeachment de Bolsonaro

Pesquisa realizada em novembro pelo PoderData levantou os números sobre o apoio popular para abertura de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido). Ela ouviu 2.2500 pessoas de 412 municípios espalhados pelas 27 unidades da Federação. Em resumo, os números foram:

Comentários

Últimas notícias