Transporte público

Expansão do Metrô do Recife: Confira os detalhes do Trecho Cabo- Suape

O projeto de expansão existe desde 2017, mas jamais saiu do papel. Os candidatos ao governo do Estado não se interessam pelo tema, aparentemente

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Jamildo Melo

Publicado em 09/09/2022 às 10:03 | Atualizado em 09/09/2022 às 10:11
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O Blog do Jamildo traz nesta sexta, sempre com exclusividade, o terceiro trecho do projeto de expansão do Metro do Recife, elaborado pela estatal ainda em 2017 e jamais posto em prática, por falta de vontade política. A eventual expansão ampliaria as opções de transporte público entre o município do Cabo de Santo Agostinho até o Porto de Suape. 

O estudo da CBTU foi apresentado nesta segunda-feira, em um evento com universidades e o sindicato dos metroviários, que cobra investimentos federais na melhoria do sistema desde sempre.

A oposição no Estado culpa o governador Paulo Câmara pelos problemas, embora a estatal seja federal.

O trecho Cabo- Suape tem 5 estações para serem construídas. Com o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) – elétrico e uma extensão do traçado de 12,030 km com 5 trens e intervalo de 12 minutos.

Segundo os técnicos, as estações ajudariam no trajeto para chegar ao Porto de Suape, deslocando também os usuários para outros locais do Cabo de Santo Agostinho.

Confira as estações do trecho

  • Estação Garapu: Estação de transferência, com dupla plataforma, tipo ilha;
  • Estação Boa Vista: Estação viaduto, com plataforma tipo ilha;
  • Estação Algodoais: Estação à nível, com plataforma tipo ilha;
  • Estação Nova Massangana: Estação à nível, com plataforma tipo ilha;
  • Estação Massangana: Estação terminal, plataforma tipo ilha, integração com o terminal rodoviário.

Descrição do traçado: Parte do município do Cabo em direção ao Porto de Suape. Saindo da Estação Nova Cabo, passando pelas estações Santo Inácio, Nova Garapu, Garapu, Boa Vista, Algodoais, Nova Massangana e Massangana.

Importância do trecho Cabo Suape

Com o atendimento ao Complexo Industrial Portuário de Suape, com a interligação com o sistema Ferroviário Sul, o trecho vai promover a socialização das vagas de emprego, já que dessa forma seria viável a ocupação das vagas existentes por pessoas residentes em áreas mais distantes do complexo.

A mobilidade e acessibilidade entre os municípios e os diversos empreendimentos instalados e em instalação em SUAPE - Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, apresentam-se como fatores preponderantes para universalização dos serviços e negócios que deverão surgir no Complexo, podendo ser utilizado pelo Estado como um importante instrumento de inclusão e equidade social.

Através da implantação de um Sistema de Transporte de Passageiros, regular eficiente e de boa qualidade, almeja-se a quebra de paradigma de que os trabalhadores e prestadores de serviços do Complexo Industrial Portuário de Suape precisem residir a uma curta distância do mesmo. Dessa forma, expande-se o potencial aproveitamento da mão de obra e acessibilidade dos usuários de todo seu Território Estratégico de Suape, da Região Metropolitana do Recife e de outros municípios do Estado de Pernambuco.

CUSTO ESTIMADO DE IMPLANTAÇÃO DE R$ 501.592.356,00

O custo estimado de implantação em agosto de 2017, era de R$ 300.000.000,00 (convertidos em dólares no valor da época, $ 3,14, custo de $ 95.541.401,00). Atualizados para hoje, com o valor atual do dólar de $ 5,25 / Perfaz em R$ 501.592.356,00. Obs: Custos só poderão ser precisados após a elaboração do Projeto Básico e do Projeto Executivo.

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